Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Notícias

Segunda-Feira, 05 de Março de 2018 07:02

Saúde

Vila Rica se destaca entre as cidades da região que mais coletam sangue em campanhas

O município de Vila Rica segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde vem se destacando entre as outras cidades da região nos números de doadores reincidentes e novos doadores
Vila Rica se destaca entre as cidades da região que mais coletam sangue em campanhas ( Foto: Ilustrativa )

Campanhas de doações de sangue que acontecem de quatro em quatro meses tem resultados positivos em Vila Rica e sempre conta com numero expressivo de doares.

O município de Vila Rica segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde vem se destacando entre as outras cidades da região nos números de doadores reincidentes e novos doadores, com uma media por campanha de 100 pessoas, parece ser um numero pequeno mais para a coordenação das campanhas o índice de reprovação por bolsa de sangue é muito pequena, em o que significa um ótimo aproveitamento de todo sangue doado.

Entenda como funcionam as campanhas de doações de sangue, desde a coleta até o sangue esta pronto para ser utilizado em quem vem a precisar necessita!

A UCT (Unidade Coleta e Transfusão) de Porto Alegre do Norte – MT responsável pela região do baixo Araguaia, programa a data da coleta que acontece três vezes no mês e três dias da semana, com a data marcada a Agencia de Transfusão organiza a coleta.

Após a coleta do sangue as bolsas seguem para Porto Alegre do Norte onde é armazenado em uma antecâmara que conserva o sangue, ficando em quarentena esperando a liberação de Cuiabá, por que quem faz doação de sangue além de ajudar a salvar vidas recebe uma serie de exames, ou seja, todo o sangue coletado é analisado e só depois do resultado de cada amostra que é liberado para ser usado em toda região.

A coordenadora da AT de Vila Rica Ariana Gerhadt  ressalta, doar sangue não traz riscos à saúde e cada bolsa de sangue, com 400 ml, é capaz de salvar até quatro vidas, “fico grata a todos que colaboram de alguma forma com a campanha, a população é comprometida a doar sangue sendo solidários pois estão salvando vidas”. Lembra Ariana.

Quem pode doar!

Estar em boas condições de saúde

Apresentar documento de identidade original ou fotocópia autenticada ou documento equivalente com foto e filiação

Ter entre 18 e 65

Ter descasado no mínimo 6 horas nas ultimas 24 horas

Não estar gripado o com febre

Não estar gravida o amamentando

Não ter ingerido bebida alcoólica nas ultimas 6 horas

Pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum

Quem não pode doar!

Quem fez tatuagem, piercing o tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses

Portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV

Pessoas que já viveram situação sexuais de risco acrescido

Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, auto-imune, diabetes, hanseníase, tuberculose, câncer, sífilis e malária (um ano)

Usuário de drogas

Anemia.

Fonte: Redação com Assessoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}