Terça-Feira, 19 de Junho de 2018

Notícias

Segunda-Feira, 07 de Maio de 2018 07:36

Araguaia

Vacinação contra a aftosa deve imunizar 375 mil animais em Confresa

Campanha começou em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal
Vacinação contra a aftosa deve imunizar 375 mil animais em Confresa ( Foto: Reprodução )

A campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início no dia 1 do mês de maio e termina no dia 30 do mesmo mês. A doença altamente contagiosa atinge rebanhos bovinos, suínos, caprinos, ovinos e bubalinos, e pode causar aftas e descasco do animal, além de deixar a carne imprópria para consumo.

Em entrevista com o Olhar Alerta, Rafael Vinícius, médico veterinário do INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), diz que apenas em Confresa, cerca de 380 mil animais serão vacinados nesse mês. O pecuarista criador dessas espécies de rebanho deve procurar a casa veterinária de sua preferência para adquirir as vacinas, vacinar seus animais e fazer uma ficha catalogando os animais vacinados para assim, regularizar sua situação junto ao Instituto e imunizar a criação.

O criador que não fizer o procedimento será notificado e autuado, além de não poder movimentar sua ficha e comercializar gado legalmente.

Rafael ainda ressalta que houve alteração no processo de vacinação da Brucelose, doença do animal que compromete sua qualidade e que pode ser transmitida para o ser humano. A partir de agora, o produtor deve colocar do lado esquerdo do rosto do animal apenas o algarismo do ano, por exemplo, 8, visto que estamos no ano de 2018. Caso o criador já tenha marcado os animais, não haverá problemas.

Fonte: Olhar Alerta com Thaíssa Santana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}