Domingo, 22 de Setembro de 2019

Notícias

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019 07:42

Araguaia

Secretaria de Assistência Social realiza caminhada de prevenção ao suicídio em Vila Rica

O intuito da caminhada foi à sensibilização acerca da necessidade de se prevenir o suicídio.
Secretaria de Assistência Social realiza caminhada de prevenção ao suicídio em Vila Rica A passeata foi realizada em ruas da cidade de Vila Rica (Foto: Olhar Alerta)

A Secretaria de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura Desporto e Lazer e Saúde na manhã desta Terça-feira, 10 de Setembro, realizaram uma caminhada alusiva ao dia “D” de prevenção do suicídio celebrado mundialmente dia 10 de Setembro. O intuito da caminhada foi à sensibilização acerca da necessidade de se prevenir o suicídio.

A iniciativa alusiva ao Setembro Amarelo, contou com uma grande adesão de alunos de escolas públicas da rede Municipal e Estadual, aproximadamente 500 alunos caminharam pelo centro de Vila Rica com faixas e balões amarelos, todos com um só objetivo, sensibilizar acerca dos altos índices de suicídio em nosso País e da necessidade de se abordar o tema e ajudar quem pensa em cometer tal ato contra a própria vida.

A caminhada fez parte de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social durante o mês de Setembro, que incluiu debates sobre o tema e palestra com especialistas.

A secretária de Assistência Social de Vila Rica, Lucy Meiry afirma que o assunto não pode ser esquecido. “O objetivo dessa caminhada é chamar a atenção da comunidade para o suicídio. É preciso pedir ajuda. O Setembro Amarelo é uma campanha para acender uma discussão, mas o tema precisa ser tratado o ano todo”. Enfatiza a Secretária.

A Secretária Lucy Meiry ainda agradeceu a participação dos Secretários, Ademar Schmitt Secretário de Educação, Secretária de Saúde Maristela Camargo e a Secretária de Cultura Desporto e Lazer Sandra Regina, pela parceria e empenho que tiveram em desenvolver o trabalho conjunto de prevenção do suicídio. Lucy Meiry ainda estendeu seus agradecimentos a sua equipe do CRAS, servidores da saúde, aos professores, alunos e a Policia Militar.

Estiveram presente no evento as vereadoras Marlene Silva Costa (Marlene da Foto Alves) e Maria Aparecida (Cidinha).

O Setembro Amarelo

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, que está vinculada ao dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

De acordo com estatísticas divulgadas pelo CVV, são 32 brasileiros mortos por dia por suicídio, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, por isso a conscientização é tão importante, para que a pessoa e os familiares busquem ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Fonte: Redação Olhar Alerta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}