Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Notícias

Quarta-Feira, 17 de Abril de 2019 13:46

Educação

Licenciatura em Biologia do IFMT Confresa recebe nota máxima em avaliação do MEC

Os alunos foram entrevistados para saber como é o acesso deles a estes programas e a auxílio-moradia, estágio remunerado, dentre outros
Licenciatura em Biologia do IFMT Confresa recebe nota máxima em avaliação do MEC Reprodução.

Cinco é a pontuação máxima na avaliação de cursos superiores no Conceito Preliminar do Curso – CPC, e o curso de Licenciatura em Biologia do IFMT Campus Confresa recebeu os avaliadores à serviço do INEP/MEC na semana passada, obtendo nota máxima, anunciou empolgada a coordenadora do curso, Janecleia Aragão: “nosso curso é um “cinco estrelas”, são pouquíssimos no país, considerando todas as circunstâncias, a nota me deixa sem palavras”. O empenho do coletivo: alunos, corpo docente, gestão, apoio e demais setores foi bastante louvado pela coordenadora.

A avaliação é feita em três dimensões: Organização didático-pedagógica (envolve coordenação, Direção de ensino, etc.) Corpo Docente e Tutorial (tocante aos professores, estudantes, Núcleo Docente Estruturante, Colegiados que presidem o curso e deliberam ações, etc.); e Estrutura (salas climatizadas, iluminação, laboratórios, biblioteca, dentre outros.),“em nenhuma destas dimensões tivemos nota menor que 4,61”, destacou Aragão.

A coordenadora comentou ações decisivas na avaliação positiva, como a participação de estudantes em eventos científicos para apresentação de trabalhos tendo suas viagens custeadas pela Instituição. “Incentivamos também a participação em feiras de ciências regionais, em projetos de pesquisa, extensão e ensino bem como viagens técnicas. Temos ainda uma revista dedicada ao ensino, residência pedagógica e Pibid* que são programas de incentivo a permanência” com bolsas , sintetizou.

Os alunos foram entrevistados para saber como é o acesso deles a estes programas e a auxílio-moradia, estágio remunerado, dentre outros. Também foram avaliados a documentação do curso e a quantidade de publicações do corpo docente, por exemplo.

O diretor do IFMT Campus Confresa se disse feliz com o reconhecimento do trabalho por meio da nota cinco: “reflete o envolvimento dos servidores, todo o envolvimento dos estudantes do curso e o quanto esta instituição é importante para esta região e também é motivo de orgulho”, disse Giliard Brito de Freitas.

Ele lembrou que a nota 5 foi obtida no ano passado por apenas 2,3 % dos cursos de nível superior no Brasil no Conceito Preliminar do Curso - CPC, que é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país.

O MEC ainda pode recorrer para mudar a nota, bem como o campus Confresa goza da mesma prerrogativa.

 *Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

Fonte: Redação Olhar Alerta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}