Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Notícias

Quarta-Feira, 18 de Julho de 2018 14:50

Conscientização

Importância do engenheiro no Saneamento Básico é tema de palestra da Nascentes do Xingu na UFMT

As atividades foram feitas em comemoração ao dia do Engenheiro Sanitarista e Ambiental
Importância do engenheiro no Saneamento Básico é tema de palestra da Nascentes do Xingu na UFMT As palestras foram realizadas no Dia do Engenheiro Sanitarista e Ambiental

O Dia do Engenheiro Sanitarista e Ambiental, 13 de julho, foi marcado por palestras temáticas e debates na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, promovido pelo Crea Júnior de Mato Grosso (Crea Jr-MT) e o programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS). Com o tema “Importância da profissão ligada ao Saneamento”, o representante da Nascentes do Xingu e engenheiro Jefferson Lima, apresentou o papel do profissional na área, além de métodos de trabalho, atuação e desafios na carreira. 

O evento, realizado no auditório Professor João Balduíno Curvo Neto, na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET), reuniu acadêmicos, docentes, profissionais e interessados na área. Na programação, o palestrante Jefferson Lima, abordou as habilidades, técnicas e responsabilidades de um engenheiro sanitarista e ambiental, conforme suas atribuições para que possam exercer a profissão na área de saneamento básico.

Na palestra, ele relatou as experiências que já teve na implantação de um aterro sanitário e coleta seletiva em uma cidade de Mato Grosso, e como gestor de obras de sistemas de água e esgoto e coordenador regional na Nascentes do Xingu.  Para atuar na área, o palestrante reforçou que o profissional precisa se especializar para acompanhar as exigências do mercado de trabalho e, as constantes mudanças de gestão e aperfeiçoamento do saneamento ambiental.

“O saneamento é um setor que tem um apelo social muito grande por estar diretamente ligado à saúde pública. Por isso, além de prestar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em conformidade com requisitos legais e as melhores práticas de mercado, com viabilidade econômica, técnica e operacional, é importante que o profissional saiba incorporar os métodos de gestão, planejamento e projetos, para que o atendimento à população seja realizado com excelência, zelando pela qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável”, pontuou Jefferson Lima.

Segundo o acadêmico Rhuan Marcel Santini Duarte, do 5º semestre do curso de Engenharia Química da UFMT, a participação na palestra agregou mais conhecimento sobre a área de atuação do engenheiro. “Foi muito interessante a abordagem do palestrante, principalmente sobre a pluralidade profissional que o saneamento básico proporciona. Na área não está presente apenas o engenheiro sanitarista e ambiental, mas o biólogo, químico, por isso, é preciso ter um conhecimento amplo para lidar com outros profissionais. Outro ponto interessante abordado foi justamente a situação real que os engenheiros enfrentam hoje em Mato Grosso e no país de uma forma geral. A falta de profissionais com capacidade técnica, prejudica o desenvolvimento de um trabalho que busca promover a saúde e o bem-estar da população”.

O coordenador Regional Centro Sul do Crea Jr-MT e acadêmico Joberth Firmino Gambati, do 10º semestre do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT, destacou que a atividade foi um momento importante para valorizar, fortalecer e integrar a classe dos profissionais, que são essenciais para o avanço de atividades voltadas ao saneamento básico. “É uma iniciativa válida e fundamental para fomentar a troca de experiências entre profissionais, contribuindo com a formação de estudantes, ao abordar o futuro da gestão em saneamento e conhecimentos específicos para construção de um ambiente sustentável e equilibrado por meio do avanço no saneamento básico”.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela Nascentes do Xingu, acesse www.nascentesdoxingu.com.br

Fonte: Redação Olhar Alerta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}