Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018

Notícias

Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018 08:42

Comunicação

7 de junho: Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Grandes e pequenos veículos midiáticos resistiram bravamente à todo o tipo de censura para continuarem à favor da verdade
7 de junho: Dia Nacional da Liberdade de Imprensa 07 de Junho - Dia da liberdade de Imprensa

No dia 7 de junho é comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Dia este em que a mídia brasileira ganhou o direito de publicar e se manifestar sobre todos os assuntos possíveis.

Durante a ditadura militar, jornalistas do Brasil sofreram repressão, silêncio e muita censura, mas a imprensa resistiu bravamente. O AI-5, a mais dura medida tomada pelos militares, que entrou em vigor no dia 13 de dezembro de 1968, impedia que veículos midiáticos publicassem notícias, reportagens e todo o tipo de texto que fossem considerados contrários ao regime. Grandes mídias foram ocupadas por militares e impedidas de circular.

Não foi apenas durante a ditadura que profissionais de imprensa foram barrados, mas também durante a monarquia e no início da república. Tudo o que seria publicado, sempre passava por uma censura prévia para se adaptar aos padrões impostos pela sociedade da época.

Atualmente a imprensa é livre para publicar e noticiar os acontecimentos. Jornalistas, publicitários, relações públicas e outros profissionais da área de comunicação são preparados todo o tempo nas universidades e nos veículos midiáticos do país inteiro, afim de trazer ao espectador o melhor conteúdo possível. É claro que existem mídias não tão bem intencionadas, tendenciosas, mas em todos os ramos de trabalho existem. E para a imprensa chamada de “marrom”, fake News, e outros veículos não profissionais, já tramitam processos, ementas e outros projetos que os punirão como deve ser.

Feliz 7 de junho, feliz dia da verdade, Dia da Liberdade de Imprensa! Olhar Alerta 

Fonte: Redação Olhar Alerta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}